quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Laboratório de Leitores Livres

No mês de Outubro iniciarei um novo projecto continuado de promoção da leitura destinado especificamente a crianças do 1º e 2º anos do 1º Ciclo do Ensino Básico. Terá uma regularidade semanal e prolongar-se-á até ao final de Maio. Irá chamar-se LABORATÓRIO DE LEITORES LIVRES.
 
                                                                  ilustr. Marie-Louise Gay

 
Assenta nas seguintes premissas:
 
"(...) A cultura em geral e a literatura para a infância e juventude em particular são tesouros que ajudam a iluminar o mundo, dando aos mais novos um lugar onde ficar e crescer. A literatura para a infância e juventude conta histórias que ajudam as crianças de todas as idades a compreenderem-se uns aos outros, e a aprenderem uns sobre os outros, a enfrentarem os medos que os preocupam, e a formularem respostas para as muitas questões das suas vidas. Mas também, e especialmente, porque estes livros  os ajudam a sonhar, a descobrir palavras e linguagem, estimulam a sua imaginação,  apresentam-lhes o mundo de uma maneira tão livre quanto possível, fazendo deles cidadãos do nosso planeta." 
                                     excerto da carta enviada pela direção do Salon du Livre de Montreuil 2015
                                                   a todos os escritores, ilustradores, editores e livreiros participantes.
 
 
 
 
 
A partir de uma vasto e variado conjunto de livros e materiais criteriosamente seleccionados, iremos realizar inúmeras experiências leitoras para ver e compreender melhor as coisas reais e fantásticas e as suas representações. Pretende-se expandir o imaginário e a criatividade, deixando de lado as imagens estereotipadas e as leituras unívocas. Apreciaremos o valor das palavras, de cada uma, reflectindo sobre a sua força e o seu peso. Observaremos com atenção os livros e o mundo à nossa volta, para encontrar as semelhanças, as gradações, as categorias, as relações, o ritmo, a poesia.
Iremos pisar o risco, pintar para além das linhas, sair da caixa, celebrar os erros e transformá-los em liberdade expressiva. Numa atitude de descoberta da infinita riqueza do mundo, estimularemos o pensamento crítico, capaz de questionar, interpretar e criar ligações novas e únicas, bem como a escuta de uma pluralidade de vozes e opiniões.
 
Para informações e inscrições: paula.cusati@gmail.com ou 960393479.

Sem comentários:

Enviar um comentário